quarta-feira, 10 de outubro de 2012

A Idade dos Cães.

Boa Tarde,
Achei está matéria bastante interessante. Espero que gostem....

Você já deve ter ouvido que cada ano de vida de um cão equivale a sete anos de um ser humano. Pois esta afirmação não está correta. A análise da idade do cachorro, em termos de evolução de etapas da vida (juventude, maturidade, velhice, etc), depende de outros fatores além da passagem de tempo.
Raças grandes, por exemplo, vivem menos enquanto raças menores, vivem mais. Um yorkshire com 8 anos é um cão adulto (equivalente a um homem de 46 anos), enquanto um dogue alemão com a mesma idade já é um cão idoso (equivalente a um homem de 75 anos!).
Conhecer estas correlações nos ajuda a entender o comportamento dos nossos animais. Veja aqui uma interessante tabela com a equivalência (aproximada) entre a idade dos cães e a do homem.



segunda-feira, 8 de outubro de 2012

A Importância da Vacina nos Cães?

Bom dia, 

Porque os cães e os gatos devem ser vacinados? Está é uma pergunta que todos os dias respondemos em nossa rotina clínica. A vacinação (ou imunoprofilaxia) é o método mais eficaz de proteger nossos animais contra doenças viróticas e algumas bacterianas.
Nos Cães, temos as seguintes vacinas:
- Vacina Óctupla (V8): É a vacina polivalente capaz de imunizar o filhote e o adulto contra oito tipos diferentes de doenças: cinomose, parvovirose, hepatite infecciosa canina, adenovírus tipo 2 (causa problemas respiratórios, a laringotraqueíte), parainflenza, coronavírus (que é como uma parvovirose, só que mais branda), e duas cepas de leptospirose (a doença do rato).Fala-se muito na déctupla ou V10, que age também contra mais duas cepas de leptospirose. É importante salientar que a leptospirose é mais comum em áreas rurais ou com excesso de roedores. Portanto, se você cria seu cãozinho na segurança do seu lar, alimentando-o adequadamente com ração ou comida caseira que você mesmo prepara e água tratada, a V8 segura bem as pontas. Caso contrário, além da V10, a vacinação contra leptospirose seria interessante seis meses depois, já que existe vacina própria só para esta doença.
- Vacina Anti-Rábica (VR): É muito importante está vacina. É a única exigida pelo governo para que seu animal possa viajar dentro do território nacional. Nem preciso dizer que leva ao óbito, tanto o cão quanto o humano.
- Vacina Contra a Gripe Canina (VGC): Está doença é altamente contagiosa entre os cães. Principalmente os que tem o hábito de frequentar banho/tosa, devido ao confinamento. É uma doença autolimitante.
- Vacina Leishmaniose: Somente será feita após testes sorológicos para confirmar que o animal é soronegativo. Geralmente feita em locais onde temos uma grande incidência da doença, ou quanto vamos levar nossos cães para está região. Um exemplo de área com alta prevalência da doença é a cidade de Belo Horizonte/MG.
Com relação a vacina importada ou nacional, a vacina importada tem  tecnologia mais avançada, mas é bem mais cara que a nacional. Só fazemos a vacina importada em nossa clínica.
Quando atendo um cão com doença virótica já instalada (doente), ou seja, a doença poderia ser evitada com uma simples vacinação, percebo em 95% dos casos, que estes cães foram vacinados com vacina nacional.
 

CALENDÁRIO DE VACINAÇÃO

- APARTIR DE 45 DIAS DE VIDA --> Primeira dose de Óctupla
- 75 DIAS DE VIDA --> Segunda dose de Óctupla e Primeira de Gripe Canina
- 95 DIAS DE VIDA --> Terceira dose de Óctupla e Segunda dose de Gripe Canina.
- 125 DIAS DE VIDA--> Anti-Rábica.

Reforço anual de Vacina Óctupla, Gripe Canina e Anti-Rábica.





 

quinta-feira, 4 de outubro de 2012

Dia 4 de Outubro - Dia Mundial dos Animais

Hoje, 04 de Outubro, é celebrado o Dia Mundial dos Animais e também o dia de São Francisco de Assis. Esse santo é o protetor dos animais. Ele sempre se referia aos bichos como irmãos: irmão fera, irmã leoa. São Francisco de Assis também amava as plantas e toda a natureza: irmão sol, irmã lua… São expressões comuns na fala do santo, um dos mais populares até os nossos dias.
Nascido na cidade de Assis, em 1182, Francisco tentou ser comerciante, mas não teve sucesso. Nas cruzadas, lutou pela fé, mas com objetivos individuais de se destacar e alcançar glórias e vitórias. Até que um dia, segundo contam livros com a história de sua vida, Francisco recebeu um chamado de Deus, largou tudo e passou a viver como errante, sem destino e maltrapilho. Desde então, adotou um estilo de vida baseado na pobreza, na simplicidade de vida e no amor total a todas as criaturas.