segunda-feira, 8 de outubro de 2012

A Importância da Vacina nos Cães?

Bom dia, 

Porque os cães e os gatos devem ser vacinados? Está é uma pergunta que todos os dias respondemos em nossa rotina clínica. A vacinação (ou imunoprofilaxia) é o método mais eficaz de proteger nossos animais contra doenças viróticas e algumas bacterianas.
Nos Cães, temos as seguintes vacinas:
- Vacina Óctupla (V8): É a vacina polivalente capaz de imunizar o filhote e o adulto contra oito tipos diferentes de doenças: cinomose, parvovirose, hepatite infecciosa canina, adenovírus tipo 2 (causa problemas respiratórios, a laringotraqueíte), parainflenza, coronavírus (que é como uma parvovirose, só que mais branda), e duas cepas de leptospirose (a doença do rato).Fala-se muito na déctupla ou V10, que age também contra mais duas cepas de leptospirose. É importante salientar que a leptospirose é mais comum em áreas rurais ou com excesso de roedores. Portanto, se você cria seu cãozinho na segurança do seu lar, alimentando-o adequadamente com ração ou comida caseira que você mesmo prepara e água tratada, a V8 segura bem as pontas. Caso contrário, além da V10, a vacinação contra leptospirose seria interessante seis meses depois, já que existe vacina própria só para esta doença.
- Vacina Anti-Rábica (VR): É muito importante está vacina. É a única exigida pelo governo para que seu animal possa viajar dentro do território nacional. Nem preciso dizer que leva ao óbito, tanto o cão quanto o humano.
- Vacina Contra a Gripe Canina (VGC): Está doença é altamente contagiosa entre os cães. Principalmente os que tem o hábito de frequentar banho/tosa, devido ao confinamento. É uma doença autolimitante.
- Vacina Leishmaniose: Somente será feita após testes sorológicos para confirmar que o animal é soronegativo. Geralmente feita em locais onde temos uma grande incidência da doença, ou quanto vamos levar nossos cães para está região. Um exemplo de área com alta prevalência da doença é a cidade de Belo Horizonte/MG.
Com relação a vacina importada ou nacional, a vacina importada tem  tecnologia mais avançada, mas é bem mais cara que a nacional. Só fazemos a vacina importada em nossa clínica.
Quando atendo um cão com doença virótica já instalada (doente), ou seja, a doença poderia ser evitada com uma simples vacinação, percebo em 95% dos casos, que estes cães foram vacinados com vacina nacional.
 

CALENDÁRIO DE VACINAÇÃO

- APARTIR DE 45 DIAS DE VIDA --> Primeira dose de Óctupla
- 75 DIAS DE VIDA --> Segunda dose de Óctupla e Primeira de Gripe Canina
- 95 DIAS DE VIDA --> Terceira dose de Óctupla e Segunda dose de Gripe Canina.
- 125 DIAS DE VIDA--> Anti-Rábica.

Reforço anual de Vacina Óctupla, Gripe Canina e Anti-Rábica.





 
Postar um comentário