quinta-feira, 1 de agosto de 2013

TRATAMENTO PERIODONTAL

TRATAMENTO PERIODONTAL 


O Tratamento peridontal tem por objetivo devolver a saúde bucal, portanto, deve remover toda a placa bacteriana e todo o tártaro (acima e abaixo da gengiva) dando condições para que a gengiva "grude" novamente no dente para que possa proteger as estruturas que sustentam o dente. Deve deixar a superfície dos dentes lisa para dificultar o acúmulo da placa bacteriana e também facilitar sua remoção através da escovação.
O tratamento periodontal básico é indicado para pacientes jovens ou pouco presdispostos à doença e também para aqueles que fazem tratamentos regularmente, com doença periodontal inicial (apenas inflamação da gengiva e tártaro, não havendo bolsa periodontal). Um tratamento básico consiste:
  • Exame clínico e exames pré-anestésicos;
  • Anestesia inalatória;
  • Exame clínico detalhado de toda a cavidade oral, incluindo dentes, mucosas e especialmente a gengiva onde é feita a sondagem periodontal com auxílio de uma sonda periodontal milimetrada. Para que este exame seja completo e confortável para o paciente, ele precisa estar dormindo, por isto ele é anestesiado. Este exame minucioso da cavidade oral é importante por vários motivos:
    • A quantidade de tártaro não é uma parâmetro seguro para se avaliar a saúde oral. A sondagem periodontal possibilita um diagnóstico preciso da condição de saúde periodontal do seu pet, permitindo um tratamento personalizado para devolver uma boca saudável.
    • Outros problemas que não foram notados e o paciente não reclama podem ser diagnosticados e tratados devolvendo a saúde oral;
  • Remoção do tártaro (com uso de ultrasom odontológico e curetas manuais);
  • Polimento dos dentes (com uso de taça de borracha e pasta profilática);
  • Recomendações para manutenção da saúde bucal através de cuidados odontológicos em casa;
  • Reavaliações periódicas. 


    
                                
Saúde geral comprometida

Quando se instala a periodontite, as bactérias conseguem cair na circulação sanguinea, procurando novos sitios para poder se instalar.

Órgãos como coração, rins e fígado são atingidos por estas bactérias. O mesmo pode acontecer em articulações, levando ao sofrimento total do paciente.


Em casos de Doença Periodontal, cães e gatos tem sua vida encurtada pela deterioração sistêmica, e acabam vivendo menos de que viveriam se tivessem cuidados odontológicos.

Para que ele tenha uma vida saudável e longa, você deve procurar um especialista em odontologia veterinária que possa realizar a avaliação, planejar o tratamento e iniciar a prevenção.




Postar um comentário