quinta-feira, 22 de março de 2012

Hipodontia é a ausência de dentes na cavidade oral

A primeira dentição, denominada de dentição decídua é formada por 28 dentes no cão e 26 nos gatos e a segunda, é chamada de dentição permanente, por 42 dentes nos cães e 30 nos gatos. Todos os dentes permanentes devem ter eclodido ao final do oitavo mês de vida. Os dentes decíduos vão sendo liberados através de um processo denominado esfoliação.
Hipodontia é a falta de um ou de poucos dentes na cavidade oral, é mais comumente encontrado em cães de raças pequenas,quando comparada com raças grandes.
Deve-se realizar exame radiológico para detectar dentes impactados ou que não tenha erupcionado. Observar o histórico clínico de extração dentária.
A área, mais comum dessa ocorrência em cães é a região dos pré-molares (ANDREWS, 1972; HARVEY, 1992) e molares (ANDREWS, 1972).
Atendemos no dia 21/03/2012 uma Lhasa Apso, de nome Laila, com 1 ano de vida, tendo como proprietária a Sra. Silvia. A Laila, veio para a vacinação anual de rotina e vermifugação. A proprietária nos chamou atenção pela falta do dente canino inferior direito. Explicamos, que poderia ser um caso de hipodontia, pois não foi relatado extração dentária. Explicamos as possíveis causas e orientamos um RX, para diagnóstico definitivo. A Laila já apresenta placa bacteriana e início de gengivite.
A literatura relata maior incidência de hipodontia na região dos molares e dos pré-molares, no nosso caso foi o dente canino inferior.



Tiramos fotos do celular, a qualidade  não é muito boa.




Nenhum comentário: