quarta-feira, 8 de agosto de 2012

Quanto seu Cão e Gato Ingerem de Água e Urina por Dia?

Acho este tema importante, o quanto os cães e os gatos devem beber de água e urinar por dia?
Uma simples observação do proprietário pode nos direcionar para alguns problemas de saúde.
O cão/gato saudável deve ingerir aproximadamente 20-90ml/kg/dia de água (ingestão hídrica). Lembro que está variação é devido ao estilo de vida do cão/gato (vai a rua passear, brinca com crianças, corre ou fica somente dentro de casa/apartamento), do teor de umidade da ração (ração em lata, semi-úmida ou comida caseira).Devemos também considerar o tamanho do animal, um Pinscher é bem diferente de um Rottweiler. O bom senso é importante, quando se fala em raças (tamanho e atividade física)
O cão/gato devem urinar (débito urinário) em torno de 20-45ml/Kg/dia. Está variação também dependo dos fatores acima relacionado.
EXEMPLO:
Um cão que pesa 10Kg em 24h (um dia) deve beber no mínimo 200ml de água e no máximo 900ml de água por dia.

1Kg_________________________20ml               1Kg_____________________90ml
                                                                               
10Kg________________________X                      10Kg____________________Y

  X=  200ml                                                              Y= 900ml

 Um cão de 10Kg deve urinar  no mínimo 200ml e no máximo 450ml de urina por dia. Lembrando dos fatores acima citados e pensando  nos diferentes tamanhos dos cães.
Mas este cão só vai ingerir a quantidade máxima de água normal, se for um cão ativo, com acesso a brincadeiras, e espaço para correr etc... Este mesmo cão dentro de um apartamento, sem acesso a rua, provavelmente vais ingerir uma média bem menor de água.

Passando desses valores acima, temos o quadro de POLIDIPSIA E POLIÚRIA.
Polidipsia é definida como a ingestão hídrica superior a 90-100ml/Kg/dia em cães e superior a 45ml/Kg/dia em gatos.
Poliúria é definida como o débito urinário (urinar) acima de 50ml/Kg/dia, tanto em cães como em gatos.

Existem muitas causas potenciais de polidipsia e poliúria. Mas se observerem que seu cão ou seu gato, estão bebendo e/ou urinando mais do que o normal., ou então começaram a pouco tempo a apresentar estes sinais, façam as seguintes perguntas.
1) Idade, raça e sexo?
2) Fêmea castrada?
3) Alteração na dieta ou ambiente?
4) Apetite normal, aumentado ou diminuído? DIABETES
5) Saúde geral (perda de ganho de peso, letargia ou está quieto, vômito, diarréia?
6) Administração de drogas, como os glicocorticoídes, anticonvulsivantes e diuréticos?


Se suspeitarem de alguma alteração procurem um médico-veterinário, para uma melhor análise.O importante é acompanhar o seu melhor(a), o quanto come, bebe e urina. Se sua atividade física aumentou ou diminuiu. Se eles estão ganhando ou perdendo peso...etc....
Qualquer dúvida, estamos a disposição.
Dr. Alexei Alessandro
CRMV 393/ES

NOTA: Em média, 60% do peso vivo do animal adulto é água. Isso pode ser convertido para litros, pois um litro de água corresponde a 1 kg de peso vivo. Os neonatos podem ter 80% do seu peso em água, razão pela qual a perda de fluidos em um animal jovem pode ser tão devastante.







Um comentário:

Edi disse...

Olá
Grato pela postagem.
Tenho em meu apartamento uma cachorra vira-lata de 6kg, uns 10 anos de idade, porte pequeno, adotada, que sofre de megaesôfago e colapso de traquéia, pois tem bastante de yorkshire. Ela tem o péssimo hábito de vomitar e comer o vômito, principalmente como forma de contornar a fome, pois tem uma dieta de 100g por dia de ração para cães obesos. Emagrecer para ela é quase impossível, pois não pode fazer exercícios físicos e dorme, praticamente, o dia todo.
Durante o dia consigo contornar os vômitos e engasgos quando ela acorda sobressaltada devido ao refluxo de alimento, pois o alimento não pára no estômago ou no esôfago e vem a regurgitação, parecido com a de uma vaca.
Porque estou contando isso?
Em relação a água, consegui (na base da tentativa e erro) uma melhora significativa na diminuição dos vômitos (particularmente os noturnos) modificando o manejo. Comecei a dar a ração para ela às 8:30h e 16h e retiro a água às 18h (constatei pela manhã quando coloco água para ela que ela não bebe nada, portanto está sem sede). Assim, os vômitos noturnos praticamente desapareceram e diminuiram muito. Além disso ela dorme em um local com o piso em plano inclinado onde a cabeça fica mais alta que o resto do corpo.
A fim de tentar melhorar ainda mais a questão da diminuição dos vômitos estou testando colocar água ao memso tempo que a ração, deixando água por meia hora.
Fico na dúvida se esse tempo seria suficiente e em como poderia observar isso, pois aparentemente não consigo perceber alteração de comportamento.
Até mais